Moody's corta "rating" de outra agência

A agência de notação baixou o 'rating' à Standard & Poor's. Em causa está o processo do Departamento de Estado americano à S&P por fraude civil na crise do 'subprime'.
Publicado a
Atualizado a

A Standard & Poor's (S&P) provou do seu próprio veneno, depois de uma outra agência de notação, a Moody's, ter baixado o seu 'rating'. Em causa está o facto do Departamento de Estado americano ter processado a S&P por fraude civil na crise do 'subprime'.

Segundo as autoridades americanas, a agência de 'rating' ignorou então as fragilidades dos investimentos em produtos financeiros hipotecários durante o período que antecedeu a crise económica de 2008.

Agora, a agência Moody's veio anunciar um corte de 'rating' da notação da McGraw-Hill, a empresa que detém a S&P. Esta agência é uma divisão do grupo McGraw-Hill que publica análises e pesquisas sobre bolsas de valores e títulos.

Os analistas olham para esta "facada nas costas" como uma guerra surda de Washington à agência pelo facto da S&P ter cortado o 'rating' máximo dos Estados Unidos, um ato que mereceu violentas críticas do Governo de Barack Obama. Apesar da Moody's e da Fitch, as outras duas importantes agências americanas, terem dito que mantinham sob vigilância a dívida do país, só a S&P cortou o 'rating' americano.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt